O que se aprende avaliando 105 milhões de posts no Facebook?


Simon Steinberger/Pixabay

Quem anda subestimando a eficácia ou a popularidade do Facebook como ferramenta de estratégia importantíssima para o marketing digital de seus clientes pode estar cometendo um erro fatal.
Claro que não podemos cravar o futuro da rede, que após 15 anos tem atualmente 2,3 bilhões de usuários em todo mundo. Seu criador, Mark Zuckerberg, que não entra em campo pra perder, já avisou que mudanças vêm por aí. Enquanto isso, é preciso ficar atento, principalmente às estatísticas sobre o desempenho do Facebook, para aplicar a estratégia certa e de retorno garantido a seus clientes.
Recentemente, a Quintly, ferramenta de análise de redes sociais que permite que você monitore, faça benchmarks com seus concorrentes e aperfeiçoe seu desempenho, lançou um estudo abrangente sobre o Facebook, após analisar 105 milhões de posts de 94 mil perfis na rede social.

O ‘melhor’ e o ‘pior’ post

O pente-fino da Quintly mostrou que vídeos carregados de forma nativa tendem a ser o ponto forte das interações no Facebook, seguido dos posts com imagens.
Já as postagens com link, o tipo mais usado, parecem não ter qualquer papel quando se trata de interações. Só pra ter uma ideia, elas recebem 72% menos interações do que as postagens com vídeo. É por isso que a análise de mídia social é imprescindível para quem quer retorno eficiente!
Dependendo do seu objetivo, talvez ainda seja relevante postar links no Facebook, mas certamente não será se você busca o engajamento de seguidores. É que posts com link são a única forma de direcionar o tráfego para seu site a partir do Facebook. Se isso faz parte da sua estratégia, resta aceitar a penalização do algoritmo e viver com um alcance menor. Mas vamos ao que descobriu a análise dos 105 milhões de posts feita pela Quintly.

Quando é melhor postar?

Em média, foi verificada a tendência de postar mais durante a semana. Apenas 23% de todas as postagens são feitas durante o final de semana.
Porém, a Quintly ressalta que como um fim de semana tem somente dois dias (versus cinco dias úteis), é preciso dar um passo para trás.
“Distribuído uniformemente, todos os dias ocuparia 14,23% de uma semana inteira (100% / 7 dias = 14,23%). Essa porcentagem multiplicada por dois (dois dias de fim de semana) é igual a 28,46%. Isso representa cinco pontos percentuais a mais do que os 23% encontrados em nosso estudo e indica uma tendência de postagem ligeiramente maior durante os dias da semana”.
Tendo descoberto que menos conteúdo é postado nos finais de semana, a Quintly aprofundou-se no comportamento dos usuários do Facebook. “Quando as pessoas tendem a se envolver mais? Em um domingo relaxado ou entre o trabalho e o ginásio? Descobrimos: em um domingo relaxado. A interação 13% maior nos posts de fim de semana”.
Sendo assim, não deixe de analisar as métricas do Facebook dos seus clientes, você pode se surpreender com o hábito dos seguidores e verificar se sua estratégia está sendo feita da maneira mais eficiente. Se não tiver, mude a rota!

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