Ter um perfil profissional no Instagram virou estratégia de marketing e um poderoso aliado para profissionais que procuram atrair clientes e, também, fortalecer sua imagem no mundo digital. Mas você sabe como se destacar em meio à tanta concorrência e aparecer entre aqueles que mais recebem likes? Para te ajudar, a Original Mkt & Media separou seis dicas para fortalecer sua marca na rede social que mais ganha usuários no mundo.
1. Conheça o seu público
Parece óbvio, mas muita gente não conhece o público-alvo do seu negócio e, sem querer, acaba atirando para todos os lados. É importante ter em mente quem você quer atingir para tomar as decisões certas em relação ao conteúdo. Essas pessoas preferem uma linguagem solta ou algo formal? Gostam mais de posts informativos? Qual a idade do seu público? Pesquise as preferências dos pacientes, dessa forma você pode planejar melhor o material.
2. Publique no mínimo duas vezes por dia
Não acredite se alguém lhe disser que um post por dia é o suficiente para ter engajamento. Sendo assim, para ter um perfil profissional requer planejamento. A dica é fazer um calendário mensal de conteúdo. Determine os posts de cada data, com atenção àquelas comemorativas, assuntos de relevância da suas área e até do noticiário.
3. Nada de palavras difíceis ou posts que não falam com ninguém
Dificilmente alguém engaja com conteúdo impessoal. Entretanto, para conquistar mais pacientes, é preciso lembrar que eles são seres humanos e não entendem termos técnicos. Eles querem ver algo familiar no seu conteúdo. Que tal usar a própria imagem para transmitir conhecimento e falar sobre os serviços oferecidos? Use mais gente e menos técnica para cativar a audiência.
4. Planeje suas publicações
Ao invés de fazer publicações aleatórias, a qualquer hora do dia, sem qualquer planejamento, planeje suas publicações baseando-se no que o seu público precisa, quando ele precisa. Por exemplo, se você é um pediatra, pode postar um conteúdo orientando os pais a tomarem cuidado com piscinas infantis, lembrando que o ideal seria tratar desse tema na temporada de calor. Se é um dermatologista especialista em acne adulta, pode falar das possíveis causas e dos mitos para esse tipo de tratamento.
5. Aposte nas hashtags, é de graça!
Você sabia que as hashtags ajudam a destacar o seu conteúdo no Instagram? E o melhor: é de graça, só basta saber usar. Uma boa hashtag ou uma boa combinação delas pode ajudar a expor a sua marca para um público mais amplo ou até mesmo mais específico. Ou seja, atrair seguidores que podem ser convertidos em possíveis clientes.
6. Fique de olho nas regras do Conselho Federal de Medicina
O Instagram é sem dúvida uma ótima opção para divulgar médicos ou clínicas, mas neste caso, o marketing na área da medicina deve ser cuidadoso. É necessário seguir as regras estabelecidas pelo do Conselho Federal de Medicina (CFM). Por isso, é essencial que o médico ou a agência contratada para cuidar da clínica ou da figura do profissional, esteja alinhada com todas as regras do CFM.
Entre elas, estão:
- divulgar novos equipamentos com o objetivo de atribuir maior capacidade ao seu consultório;
- expor pacientes para divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento mesmo com a autorização;
- anunciar técnicas exclusivas;
- informar valores de tratamentos e consultas;
- oferecer consultoria em troca da consulta médica presencial.
Veja mais aqui. https://portal.cfm.org.br/